gatos bebem água

Meu gato não bebe água!

gato bebe água
Beber água é muito importante para a saúde do seu pet (imagem @canva)

Beber água é importante

Muitos tutores reclamam: meu gato não bebe água! E existem mesmo muitos gatinhos que não curtem beber água, e, para evitar alguns problemas de saúde como inflamações renais ou de bexiga decorrentes dessa falta de hidratação vamos dar algumas dicas de como estimular o seu bichano a beber mais água.

Para isso, conversamos com nosso especialista em felinos, Dr. Rafael Baggio @drrafaelbaggio para saber o que podemos fazer para melhorar a relação dos nossos bichanos com a água.

Gato é exigente

O Dr. Rafael lembra que os gatos tem uma relação diferente dos cães com a água e comida. Por isso, “aquela lógica de que deixar a água perto da comida para lembrá-lo de beber sempre que comer pode não funcionar muito bem com os gatos”, diz nosso especialista.

E isso acontece porque eles são mais exigentes e podem se sentir incomodados com o cheiro do alimento na água (isso também vale para os odores da caixinha de areia). Pois, na natureza os gatos associam o cheiro de animal morto ou de fezes à possível contaminação da água.

Por isso, escolher um bom local para o pote de água é uma medida estratégica.
Ainda há outras interferência, como o sol batendo diretamente na vasilha (deixando a água quente) por exemplo, ou as sujeiras trazidas pelo vento, ou ainda locais muito movimentados da casa.

A escolha do pote faz diferença

O design e o material do pote de água pode ajudar ou afastar o seu bichano da água. Conforme explica o nosso especialista, ” o desinteresse pela água pode vir de uma escolha ruim do pote: é que gatos não gostam muito de molhar as vibrissas (bigodes) ou encostá-los na beirada da tigela”, lembra Dr. Rafael.

Por isso, evite potes fundos, e apesar de serem os mais comuns, os potes de plástico tendem a acumular mais cheiros e até bactérias, por isso de preferência para os de inox, cerâmica ou vidro.

Sombra e água fresca

É importante lembrar que quanto mais fresca a água, mais interessante ela será para o gatinho. Então, se a água ficar parada por muito tempo ele tende a perder o interesse por ela.
O pote está cheio, mas assim que abrimos a torneira o bichano surge do nada, cheio de interesse. E, segundo nosso especialista isso é bem comum: “acontece que os felinos preferem a água corrente. E, foi pensando nisso, as indústrias desenvolveram aquelas fontes de água para gato, produto específico para unir a necessidade de hidratação com a diversão“.
Lembrando que todos esses cuidados são constantes, são cuidados do dia a dia!

Agradecimento ao nosso especialista: 

Dr. Rafael V. Baggio – CRMV 07831 – PR. Graduado pela Universidade Tuiuti PR, Pós Graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos pela Faculdade Qualittas. Atua profissionalmente há 15 anos em Curitiba.

Contato: rafael_baggio@hotmail.com | instagram: @drrafaelbaggio

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Quer deixar uma sugestão para novos temas?

Então, deixe um comentário abaixo e compartilhe o texto com amigos e tutores para que nossos pets tenham sempre uma qualidade de vida melhor!

PatoQuack

A PatoQuack é um petshop online focado em acessórios pet para animais de estimação e exóticos. Montamos uma linha completa para cães, gatos, ferrets, roedores, aves e répteis e outros bichos. Entre e sinta-se à vontade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *