O CHEIRO DO FERRET

O cheiro dos Ferrets é ruim?

o cheiro do ferret
Ferrets têm um cheiro característico (direitos de uso @canva)

O cheiro dos ferrets e a castração

Se o cheiro dos ferrets é bom ou ruim, bem, isso é bem relativo, né?

Mas o cheiro dos ferrets, mesmo castrados (como são os que vem para o Brasil) é bem característico sim. Quando castrados eles perdem a estimulação sexual e com isso o corpo não produz hormônios que aumentam o odor deles, principalmente nos períodos do cio.

E nesse ponto é bom lembrar que os ferrets não são bichinhos nativos do Brasil. Na verdade, eles são nativos da Ásia e Europa, bastante criados hoje na América do Norte. E, por serem exóticos não podem ser criados no Brasil, são todos importados.

O IBAMA exige que, para que eles entrem no Brasil, eles sejam castrados, recebam a primeira dose das vacinas e tenham as glândulas anais removidas. Quando esses procedimentos são feitos, eles recebem uma tatuagem de dois pontinhos pretos na orelha, um chip de identificação, documentação de importação e então podem viajar para o Brasil. Assim, quando você compra seu animalzinho no petshop, ele deve vir com todos esses certificados: castração, vacinas, documentos de importação e tudo mais.

Se já é castrado, de onde vem o cheiro do ferret?

O cheiro dos ferrets é natural deles, e emana de várias glândulas inclusive das responsáveis pela lubrificação da pele e dos pelos. Por isso não indicamos dar banho em ferrets com a mesma frequência que damos em um cachorro, por exemplo.

Os ferrets não devem tomar banho com frequência maior do que a cada 3 meses e, ainda assim, com produtos específicos para eles. Nada de usar shampoo de gato, cachorro ou bebê.

Com banhos frequentes os pelos ficam opacos e caem, a pele perde a oleosidade e proteção natural e o ferret fica sujeito a alergias, micoses e infecções cutâneas. Você sabia que o cheiro dos ferrets é uma das maiores causas de abandono?

O cheiro dos Ferrets e o abandono.

Pois é, as mordidas são a primeira causa de abandono e estão relacionadas sobretudo ao desconhecimento do animal. Na ninhada, ferrets usam as mordidas para chamar para brincar e para determinar a liderança no grupo, precisam ser educados para perder esse hábito.

As doenças (sobretudo o câncer), são a segunda maior causa de abandono, não é nada legal abandonar o animal assim que ele adoece e precisa de tratamento, consulta, medicamento e cirurgia. Isso é crueldade! Não adquira um pet que não terá condições de tratar na fase adulta ou senil.

E o cheiro é a terceira razão de abandono, e normalmente acontece depois de dois ou três meses após a adoção, quando o pet está acostumado à nova família.

Então o que fazer?

Conhecer o pet que você vai adotar é o ponto mais importante para evitar o arrependimento ou abandono mais tarde. Aqui falamos um pouco sobre a natureza e principais características dos ferrets, de uma olhada, já é um bom começo!

Não adquira o animal por impulso, sem estudar sobre ele e sem ter certeza de que tomará os cuidados necessários para a sua boa saúde. E como melhorar o convívio e reduzir o cheiro dele?

Dicas:

Bem, temos algumas dicas:

1- Mantenha a gaiola limpa, diariamente retire a urina e as fezes, e semanalmente lave a gaiola com um bom detergente e enxague bem.

2- Troque os paninhos, redes e caminhas semanalmente. Lave tudo com detergente neutro e enxague bem.

3- Mantenha a gaiola em local arejado, protegida do sol e calor forte.

4- Cuide da alimentação: ferrets são estritamente carnívoros, assim: açúcar, muita gordura, frutas, vegetais e grãos vão desequilibrar sua flora intestinal e o resultado vai ser um animal fedido e doente.

5- Escovar o seu ferret com uma escova macia (de gato, por exemplo) vai ajudar a distribuir a gordura natural da pele evitando a superprodução de óleos, reduzindo naturalmente o odor.

É basicamente isso, se acostume com o cheiro dele – esse é o ponto mais importante!

Aceite como ele é. Pessoalmente adoro o cheiro dos meus, e não trocaria meus ferrets por nenhum outro pet nesse mundo!

PatoQuack

A PatoQuack é um petshop online focado em acessórios pet para animais de estimação e exóticos. Montamos uma linha completa para cães, gatos, ferrets, roedores, aves e répteis e outros bichos. Entre e sinta-se à vontade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *