pug feliz

Cães braquicefálicos: nossos cães de focinho achatado.

pug
Foto de Artem Beliaikin no Pexels

Cães braquicefálicos, o que é isso? A braquicefalia não é palavrão e nem doença rs… é uma condição anatômica de algumas raças de cães de focinho achatado.  Esses bichinhos são charmosos demais e ganharam a preferência popular.

A preferência nacional

Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), das cinco raças de cachorros mais desejadas em 2018, três delas são braquicefálicas: bulldog francêsshih tzu e pug.

Quem tem um cãozinho desse sabe o quanto eles podem ser alegres, e carismáticos e extremamente fofinhos inclusive com outros animais! No entanto, essa condição de cães de focinho achatado implica em alguns cuidados especiais, justamente por ser uma condição anatômica diferente.

Então, antes de decidir ter um pet achatadinho e de olhos esbugalhados, é preciso entender quais são as suas responsabilidades como tutor. 

As raças de cães de focinho achatado

Aqui apresentamos uma listinha de alguns braquicefálicos:  Pug, Shih tzu, Buldogue francês, Buldogue inglês, Pequinês, Lhasa apso, Boston terrier, Dogue de bordeaux, Boxer, Maltês, Cavalier king charles spaniel.

Por que ele é braquicefálico?

O termo Braquicefálico vem do grego ‘brachys’, que significa ‘curta distância’ e cefálico, referente à cabeça, ou seja, são animais com a cabeça ou o focinho curto.  

Essa característica de cães de focinho achatado, surgiu do cruzamento de cães com focinhos cada vez mais curtos, uma seleção artificial no desenvolvimento das raças. O objetivo era obter um maxilar proporcional ao tamanho do corpo.

focinhos

O problema é que isso, feito geração a geração, causou várias transformações físicas das raças e impactou, principalmente, no estilo de vida que os cães passaram a levar. Para algumas raças, significou o desenvolvimento de problemas respiratórios mais graves e complexos.

Os cães braquicefálicos sofrem mais devido às suas características anatômicas, e para garantir uma melhor qualidade de vida, precisamos tomar alguns cuidados com esses pets fofos.

Meu cachorro tem esses sintomas?

A Síndrome Braquicefálica não é adquirida, pois ela é uma condição anatômica, ou seja, o cãozinho já nasce com uma redução dos orifícios nasais e o desenvolvimento incompleto da traqueia. Esse é o órgão do sistema respiratório responsável por filtrar, umedecer e conduzir o ar aos pulmões, isso quer dizer que o animal respira pior, com menos qualidade e em menor quantidade.

Além disso existe a condição do palato mole prolongado que “vibra” durante a respiração do animal, e produz aquele ‘ronco’ que todo mundo que tem um cachorrinho de fuço achatado conhece bem. Contudo, não são todos os cães que desenvolvem os sintomas da Síndrome Braquicefálica e ela é mais presente em algumas raças com mais frequência do que em outras. Por isso é importante prestar atenção nos sintomas.

1- Meu cachorro arfa muito

Nos cães de focinho achatado, o “canal” nasal (que é responsável pela limpeza e umidificação do ar) é mais curto, e por consequência isso torna a respiração mais difícil, já que a passagem do ar apresenta maior resistência. Então, o cachorro se sente forçado a respirar somente pela boca, com esforço maior e caracterizada por respiração rápida e curta.

2- Meu cachorro tem problemas com calor (e com frio também)

almofadinha_das_patas

Os cães têm poucas áreas de transpiração (focinho e almofadinhas das patas). Então, a respiração é a forma mais eficiente de controlar a temperatura do corpo. Dessa forma, seo seu cachorro tem focinho achatado e não respira bem, ele também não resfria bem e nesse caso apresenta a condição hiper térmica, (aumento excessivo da temperatura corporal), principalmente no verão e na primavera.

Cães braquicefálicos são tão intolerantes ao frio, quanto ao calor, devido as suas vias respiratórias estreitas. Graças as suas dificuldades térmicas, eles têm dificuldades em viagens, principalmente em aviões. Alguns países, inclusive o Brasil, não transportam cachorros com focinho achatado por não terem a estrutura adequada. Um relatório do Departamento de Transporte americano, entre 2005 e 2010, cerca de 50% das mortes de cães no porão do avião foram de cachorros braquicefálicos. Garanta que seu cãozinho viaje com você no avião, ou que ele tenha todos os cuidados necessários em uma longa viagem.

3- Meu cachorro ronca mesmo quando não está dormindo

pug

Respiração ruidosa, eles “roncam” com frequência devido ao palato mole prolongado (tecido mole que constitui a parte de trás do céu da boca), com consequente dificuldade para respirar.

A condição do palato prolongado também proporciona aerofagia (deglutição de ar), tosse, espirro reverso, engasgos, tentativa de vômito, intolerância ao exercício e até desmaios.

4- Meu cachorro tem o olho esbugalhado

pug

Cães de focinho achatado tem um crânio mais curto, os olhos costumam ser arregalados e as pálpebras não os envolvem completamente. Assim, muitos cachorros braquicefálicos têm olho seco e baixa produção lacrimal.

Isso favorece o chamado “olho de cereja” que é uma inflamação da glândula da terceira pálpebra, responsável pela produção de lágrimas.  

Os olhos proeminentes também favorecem a úlcera de córnea, conhecida como Ceratite, nesse caso o animal começa manter o olho fechado em função da dor, apresenta coceira, vermelhidão e secreção.

5- Meu cachorro tem os dentes tortos

Prognatismo ou os dentes tortos é mais frequente já que o maxilar superior é recuado, os dentes não têm espaço e acabam crescendo em ângulos diferentes, podendo causar doenças dentárias.

E como resolver esses problemas?

pug_fundo_rosa

Bem, como dissemos antes, mas é importante frisar, não tem como resolver, pois é uma condição anatômica. Mas, existem atitudes que podemos tomar para evitar o desconforto que acompanha essas linduras!

No verão, evite o calor excessivo, como passear com o sol a pino, ou na areia quente, ou provocar esforço demais.

Brincar é muito importante, mas ofereça brinquedos seguros, ou especialmente pensados para cães braquicefálicos, pois os brinquedos não devem obstruir a respiração durante a brincadeira.

Passear é ótimo físico e mentalmente, mas faça isso de manhã ou no fim da tarde quando a temperatura estiver mais amena. Nunca caminhe por muito tempo e nem force o término do passeio.

Ofereça água à vontade, o tempo todo e sempre fresquinha. Caso esteja muito calor, coloque pedras de gelo ou o tapetinho gelado.

Se notar que ele está ofegante, coloque sobre ele uma toalha úmida, para que a temperatura corporal diminua, também funciona borrifar um pouco de água no dorso e nas patinhas.

Piscina parece uma boa ideia para refrescar, né? Mas não é! Nadar pode ser bastante perigoso para cães braquiocefálicos, eles cansam e se afogam rapidamente.

bulldog

Evite a obesidade a todo custo (isso vale para qualquer cãozinho), saiba que cães obesos podem ter ainda mais dificuldade para respirar.

A tosa, para as raças de pelo longo, pode ajudar a reduzir a temperatura corporal.

E o mais importante!

Se ele manifestar quaisquer sinais de que não está bem, procure imediatamente o veterinário. Os sinais são a respiração mais ofegante que o normal, língua para fora, inquietação e letargia. Fique de olho!

Pode ser que você se interesse nesse outro post, que tal dar uma olhada?

PatoQuack

A PatoQuack é um petshop online focado em acessórios pet para animais de estimação e exóticos. Montamos uma linha completa para cães, gatos, ferrets, roedores, aves e répteis e outros bichos. Entre e sinta-se à vontade!

One thought to “Cães braquicefálicos: nossos cães de focinho achatado.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *