gato no campo

Catnip a erva dos gatos, o que precisamos saber?

gato no campo
Foto de Septimiu Lupea no Pexels

Se você tem gatos, com certeza já ouviu falar de catnip – a erva dos gatos.

Mas se você está pensando em adotar seu primeiro bichano, pode ser que ainda não saiba nada sobre a erva dos gatos. Bem, essa plantinha é muito usada para inúmeras finalidades, desde estimular a atividade física dos bichanos até o adestramento. E você não precisa ficar preocupado, a erva do gato não é algo que vicia o animal, ela não é uma droga.

catnip a erva dos gatos
foto by pexels

Catnip ou erva de gato é…

Da mesma família das mentas e hortelãs a ‘Nepeta cataria’ é originária da Europa, e é uma plantinha que conhecemos desde a Roma antiga. Costumávamos utilizá-la principalmente para o tempero de carnes.

Mas ela ficou popularmente conhecida como catnip – ou erva-gateira – graças ao efeito especial que produz nesses pets. Mas, vale lembrar que, não são só os gatos que gostam de catnip. Essa plantinha possui um componente que afeta quase todos os felinos: domésticos ou selvagens.

Nem todo gato gosta de catnip…

Na verdade, não é que não gosta, mas, a estimativa é que a erva de gato teria efeito em cerca de 75% dos bichanos, sendo que os outros 25% simplesmente não reagem a ela.

Alguns estudos apontam para fatores hereditários dessa preferência (ou seja, passa de pais para filhos), e outras apontam para a maturidade sexual do felino e sua preferência por catnip (gatos inteiros, ou castrados depois da maturidade sexual seriam mais afetados pela erva).

Dois gatos no jardim com catnip
Nina e Eldritch – arranhador com catnip

Apesar de quase todos os gatos adorarem catnip…

O uso da catnip é indicado principalmente para gatos que são mais agressivos, agitados ou que sofreram algum tipo de estresse.

Os efeitos podem variar de acordo com o comportamento de cada pet. Bichanos mais calmos ficam mais agitados, e o mais estressados costumam se acalmar. Alguns dos principais comportamentos são:

Se esfregar contra a erva, lamber a planta ou mastigá-la, ronronar ou miar, escalar e saltar sobre objetos, correr e caçar objetos reais ou imaginários, dentre outras reações.

Esses efeitos mais intensos costumam ser notados nos primeiros 10 minutos, enquanto o gato estiver em contato com a erva, e, assim que o contato acaba, o bichano volta ao normal bem rapidamente.

Mas, catnip não é exatamente um brinquedo…

A erva de gato é como se fosse um ferôrmonio que deixa os gatos muito alegres. Complicando com um pouco de ciência, a erva tem um composto chamado nepetalactona que entra pelo nariz dos peludos, ativa o bulbo olfatório e manda sinais para várias outras partes do cérebro, incluindo a amígdala e o hipotálamo, responsáveis pelas emoções e pelas reações a essas emoções. 

Um dos usos mais comuns é em brinquedos como varinhas, bichinhos ou bolinhas, para estimular a atividade e os exercícios do pet. Outro uso recomendado é durante a adaptação em um novo ambiente, pois baixa o estresse e aumenta o interesse pelo novo local. Também pode ser usado em arranhador, na caminha nova, no brinquedo que ele não brinca mais, e para todos esses casos o catnip em spray é uma das melhores opções de apresentação.

varinha com catnip para gatos
Varinhas com bichinhos contendo Catnip

Não há contraindicação de catnip…

Ou seja, até hoje, não há registros de que a catnip tenha feito mal a gatos de nenhuma faixa etária, ou com qualquer limitação física ou de saúde, etc. Por isso, não precisa ter medo de testar como seu amigo reage à catnip! No entanto, utilize a erva com cuidado e moderação. O pet pode se machucar ou se estressar com o uso constante, dependendo do seu temperamento.

E fique tranquilo, catnip não vicia…

A catnip não vicia. Ao contrário! De acordo com relatos, quando um tutor oferece a erva para o gato com muita frequência, o mais provável é que ela pare de fazer efeito. Já se o gato ingerir catnip demais, de uma só vez, pode apresentar vômitos e diarreias. Mas isso dificilmente acontece, porque os bichanos são espertos e param de comer quando chegam a seu limite.

A catnip não apresenta nenhum tipo de efeito em humanos, e nem para outros animais, e também não é tóxica nem nada, não tem com o que se preocupar.

É fácil oferecer catnip ao seu gato…

Você pode comprar saquinhos de catnip desidratada e aplicar, num tapete, numa caixa de papelão, na caminha, no arranhador etc.  Mas você também pode oferecer um brinquedo novo que contenha a erva de gato, estimulando aquele seu gatinho obeso e preguiçoso a brincar um pouco mais.

 O ideal é fazer isso uma vez por semana, já que os gatos podem se acostumar e se tornar imunes ao cheiro se forem expostos demais, crie um “Dia do Catnip” e veja o gato fazer a festa.

Você também pode cultivar a erva num vaso pesado que o gato não derrube, mas tem de deixá-lo numa área fora do caminho do peludo ou ele vai se acostumar do mesmo jeito. Encontre a melhor forma para o seu bichano, mas, ofereça e deixe ele se divertir!

PatoQuack

A PatoQuack é um petshop online focado em acessórios pet para animais de estimação e exóticos. Montamos uma linha completa para cães, gatos, ferrets, roedores, aves e répteis e outros bichos. Entre e sinta-se à vontade!

One thought to “Catnip a erva dos gatos, o que precisamos saber?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *