alimentação canina saúde

Alimentação canina: 3 dicas

caes esperando alimento
foto by Pexels

Alimentação canina é uma questão complicada e muitos tutores sempre têm dúvidas. Por isso, vamos dar 3 dicas importantíssimas sobre como e com o que podemos alimentar nosso melhor amigo e ajudá-lo a manter-se saudável.

Para consultar outros posts para dicas de cuidados caninos clique aqui.

Dica 1 – alimentação canina e venenos

chocolate
foto by pexels

A gente adora um chocolate não é verdade? E que tal uma pizza cheia de queijo?

Bem essa alimentação não é saudável nem mesmo para os humanos, mas quando falamos de alimentação canina a coisa fica ainda pior. Isso porque algo que parece muito saboroso para nós, humanos pode ser um veneno para os cães.

Existem alimentos que o sistema digestivo dos cães não consegue processar e por isso pode deixá-los muito doentes e pode até matá-los:

Chocolate:

O chocolate possui uma toxina chamada teobromina, que é tóxico para cães e por isso pode provocar vômito, diarréia, letargia dentre outros problemas. Então, se você suspeitar que seu cão comeu chocolate, procure um veterinário imediatamente!

Abacate e café:

O nome da substância nociva é Persina e ela está presente no abacate e no café, essa substância é tóxica e por isso é um dos alimentos proibidos para cachorros. Ela pode causar fortes desarranjos intestinais.

Uvas e passas:

Apenas 6 uvas podem causar insuficiência renal aguda em seu cão, sabia? Então, tome cuidado com os olhinhos gulosos do seu amigo peludo na sua salada de frutas!

Macadâmias:

Essas castanhas contém uma toxina que é capaz de afetar os músculos do animal e irritar o sistema digestivo e nervoso dos cães.

alimentação canina proibições
foto by pexels

Alho e cebola:

Devido a uma toxina chamada tiosulfato que pode causar irritação no intestino e no estômago dos cães, o alho e a cebola também causa danos nas células vermelhas do sangue, e por isso podem causar anemia, e é indiferente se ela está crua, cozida ou desidratada.

Doces e massas:

O açúcar presente nesses alimentos pode causar obesidade no bichinho, também pode provocar problemas dentários e até mesmo causar diabetes e isso é muito ruim, pois pode levar a problemas de coagulação do sangue e até cegueira. Se não posso dar açúcar, então posso dar dietéticos certo? bem, também não!

Os adoçantes contêm oxilitol, uma substância que causa intoxicação imediata no cãozinho, provocando letargia, vômitos, perda da coordenação e até mesmo convulsões.

Gorduras:

As gorduras são essenciais na alimentação canina pois garantem o crescimento saudável, desde que oferecida na quantidade adequada.

Mas, a gordura processada presente na nossa comida pode causar desarranjo intestinal nos bichinhos e até mesmo pancreatite.

alimentação canina sorvete

Álcool:

Embora seja meio óbvio, bebidas alcoólicas são terminantemente proibidas para os cães.

O álcool pode causar intoxicação séria no bichinho, também pode provocar descoordenação, excitação ou depressão, respiração lenta, ataque cardíaco e dependendo da quantidade ingerida, também pode levar a morte.

Alimentação canina e Leite:

Os cães não digerem a lactose, por isso esses alimentos derivados do leite podem causar diarreia entre outros problemas digestivos.

Carnes e ovos crus:

A Comida crua, ao contrário do que pode-se pensar, não é necessariamente mais saudável e pode trazer uma série de transtornos para a saúde de seu pet.

Os alimentos crus podem conter bactérias tais como a Salmonella e a E.coli, que causam intoxicação e problemas gastrointestinais e, por isso, podem até levar a morte.

Mas, agora, vale lembrar que a tolerância a cada alimento depende do porte do cachorro e da quantidade ingerida. Por isso, sempre que perceber que seu cão comeu algo que não deveria ter comido, consulte o seu veterinário.

Dica 2 – O comedouro ideal

O pote de comida do seu cão deve comportar a quantidade adequada para cada refeição, ser higiênico e ser ergonômico.

Apesar desse post se dirigir aos cães, os gatos podem sofrer dos mesmos problemas e precisam ter os mesmos cuidados no que diz respeito ao comedouro e bebedouro.

alimentação canina comedouro
Foto by Pexels

Muitos especialistas recomendam o comedouro elevado para a alimentação canina, por algumas questões:

  • Comedouros altos fazem menos sujeira, o cão derruba menos comida no chão e se molha menos ao beber água.
  • Fica afastado do chão evitando a contaminação do alimento por sujeiras, bactérias e insetos.
  • São mais confortáveis e ergonômicos, não forçam os animais a movimentos desnecessários, especialmente importante para animais convalescentes ou idosos.
  • Facilitam a deglutição e propiciam um funcionamento mais adequado para o sistema digestivo.

Também é importante prestar atenção no material do comedouro.

comedouro elevado inox
comedouro elevado inox

O aço inox é o material mais indicado para o comedouro e também para o bebedouro porque está livre de corrosão de partículas, tintas ou resíduos.

comedouro plástico
comedouro plástico

O mesmo vale para os produtos de louça ou plástico. Os comedouros e bebedouros podem ser feitos destes materiais desde que sejam desenvolvidos especificamente para uso animal, porque assim temos certeza que são seguros e não vão liberar pigmentos ou resíduos no alimento.

Dica 3 – alimentação canina e a quantidade de alimento

alimentação canina quantidade
Foto de Engin Akyurt no Pexels

Bem, inicialmente devemos dizer que é extremamente importante oferecer ao seu cão alimentos de qualidade!

Se ele come ração, tenha a segurança que a ração é de boa qualidade com todos os nutrientes necessários ao crescimento saudável do seu pet.

Se ele come alimentação natural, certifique-se que não tem muita gordura, e tem a quantidade de fibras e proteínas adequadas ao tamanho e atividade física do seu cão.

Dito isso, podemos lembrar que cada pacote de ração contem as informações nutricionais específicas para cada tamanho e idade de cão.

Mas, vale lembrar que cada bichinho é diferente e se seu amigo peludo for mais ativo, é natural ter mais fome.

Por isso, fique atento ao comportamento do seu pet para regular a quantidade de alimento que ele precisa.

menina abraçando cao
Foto de Daria Shevtsova no Pexels

Cuide bem do seu amigo peludo, brique muito e seja feliz!

PatoQuack

A PatoQuack é um petshop online focado em acessórios pet para animais de estimação e exóticos. Montamos uma linha completa para cães, gatos, ferrets, roedores, aves e répteis e outros bichos. Entre e sinta-se à vontade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *